Sobre
Comitê
Editais

Na busca por soluções para aumentar a acurácia climática no estado de Mato Grosso, o AgriHub iniciou em outubro de 2020 a estruturação da Rede de Investigação e Inovação Meteorológica Mato Grossense - RIIMMT, que tem como objetivo desenvolver modelos de previsão utilizando radares e estações meteorológicas, formando uma grande rede capaz de cobrir toda a área agrícola do estado. Além disso, com a base de dados gerada por estes projetos, a expectativa é criar um repositório compartilhado de informações baseado na tecnologia blockchain, permitindo que informações geradas pelo setor privado sejam incluídas nesta base de dados para que possam ser trocadas ou comercializadas.


O projeto piloto tem apoio da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (APROSMAT), por meio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Cultura da Semente de Mato Grosso (FASE-MT). Assim, com a experiência adquirida neste projeto piloto, esperamos encorajar iniciativas públicas e privadas em um ambiente colaborativo, ajudando a garantir uma infraestrutura mínima para que os produtores do Estado de Mato Grosso tenham a sua disposição serviços de previsão climática satisfatórios, reduzindo a insegurança e perdas hoje observadas.

Principais vantagens do Radar na agricultura

Permite observar o deslocamento de massas com precisão em tempo real (nowcasting), ajudando na definição de operações de plantio, colheita e tratos culturais.


Permite gerar mapas com precisão de um hectare ou menos do volume de chuva acumulado, contribuindo com processos de diagnóstico de produtividade e, consequentemente, agricultura de precisão.

Através da emissão de ondas eletromagnéticas, o radar consegue fazer a observação contínua da precipitação na atmosfera, possibilitando que sejam feitas previsões de chuvas.

Este equipamento é amplamente utilizado no Brasil e ao redor do mundo para previsão meteorológica, porém o Estado de Mato Grosso (MT) ainda não conta com uma rede pública de equipamentos deste tipo.

Instituto AgriHub começa a formar rede meteorológica em Mato Grosso

Saiba mais →

AgriHub: Rede de Inovação e Investigação Meteorológica terá R$2mi para primeiras ações

Saiba mais →

Instituto AgriHub oficializa criação da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica

Saiba mais →

Nosso Comitê

O comitê da Rede Inovação e Investigação Meteorológica Mato-grossense (RIIMMT) foi oficialmente criado no dia 18 de maio de 2021, com o objetivo de orientar e dar mais eficiência e uniformidade às ações do AgriHub nos projetos desenvolvidos na temática. As instituições convidadas participam das tomadas de decisões que irão pautar os projetos, validando e estabelecendo parâmetros técnicos para balizar a contratação de serviços, aquisição de equipamentos e identificação de oportunidades de parceria com entidades que possam contribuir no desenvolvimento da rede. 

INSCREVA-SE PARA O EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE RADAR

Inscrições prorrogadas até 20/08/2021

Edital 2021 → Anexo I → Anexo II → Anexo III →

Seus dados estão protegidos conosco.

© 2021 - AgriHub. Todos os direitos reservados.